
Melhor ou pior, costumo terminar os anos sempre com um sentimento de gratidão e com a lembrança dos bons momentos que, habitualmente, costumam ser mais e mais marcantes que os maus. É bom!
2021 deixa-me um misto de vários sentimentos: vazio, cansaço – até exaustão em alguns momentos -, angústia, medo, desespero, incapacidade… Tristeza, não. Não tive tempo para a sentir!
Não consigo celebrar 2021, embora saiba que toda esta avalanche de sentimentos (menos positivos) me permitiram crescer e, até, conhecer-me melhor.
Passei meses, semanas, dias e horas intensas e dolorosas em salas de espera de hospitais. E esperava, esperava… o pior. Sem perder a esperança num “final” feliz. Mas um verdadeiro final parecia aproximar-se a uma velocidade que eu não conseguia travar.
“A mãe está mal, mas vamos fazer o possível para que, pelo menos, se sinta bem”, ouvi. Mas como é que lidamos com estas palavras quando se referem à nossa Mãe?! Foi duro. Mentalizei-me que tudo acaba, até mesmo o que nunca devia ter fim, mas dei o meu máximo para que não fosse já. E felizmente tudo melhorou.
A rotura de ligamentos que fiz no pé foi grave, quase total. Doía. Muito, mas não dei importância. Não cuidei tão bem quanto deveria. Piorou. O pé “deixou de ser um pé”. E a recuperação teria sido bem mais fácil e menos demorada e intensa se tivesse sido feita de outra forma. Já não importa, está quase bom!
No meio de tudo isto estava o trabalho, que não era pouco, o mestrado, que envolve concentração, tempo e paciência, a casa… Tudo. E tudo foi feito, mas a vida ficou um pouco por viver. As minhas vontades, os meus desejos, as minhas necessidades… de descansar, de ter tempo para ser eu e de ser feliz.
Ainda assim, seria injusta se esquecesse alguns bons momentos que passei, assim como aqueles bons amigos que estiveram ao meu lado. E a Mel, a gata que veio trazer muita energia boa a esta casa. Obrigada!
2022 vai começar agora com projetos novos e giros. Não consigo celebrar 2021, mas entro em 2022 com o coração cheio de esperança e com a certeza de que o vou viver bem melhor.
Que o nosso 2022 seja iluminado e repleto de momentos felizes e inspiradores. Beijinhos para todos.
Feliz 2022! 🙂